Filme palestino The Sea vence “Oscar de Israel” e gera crise política no país

Beatriz MartinsFilmesNotícias23/09/2025108 Views

Prêmio no Ophir Awards coloca produção palestina como representante oficial de Israel no Oscar 2026.

O drama palestino The Sea venceu o Ophir Awards, considerado o “Oscar de Israel”, e sua vitória desencadeou uma onda de críticas e decisões políticas no país.

A produção dirigida por Shai Carmeli-Pollak acompanha a jornada de um garoto palestino de 12 anos que, vivendo sob ocupação na Cisjordânia, arrisca tudo para conhecer o mar pela primeira vez em Tel Aviv. O filme foi premiado como Melhor Filme no Ophir Awards, o que automaticamente o torna o representante oficial de Israel na corrida pelo Oscar 2026 de Melhor Longa Internacional.

A escolha causou forte reação do ministro da Cultura israelense, Miki Zohar, que chamou a vitória de “vergonhosa” e anunciou o fim do financiamento estatal da premiação. Em comunicado, Zohar declarou: “Sob minha supervisão, os cidadãos israelenses não pagarão do próprio bolso por uma cerimônia que cospe na cara de nossos heroicos soldados.”

Além da polêmica política, a cerimônia foi marcada por discursos emocionantes. O jovem Muhammad Gazawi, de 13 anos, que levou o prêmio de Melhor Ator, pediu paz para as crianças: “Vivam e sonhem sem guerras.” Já Khalifa Natour, Melhor Ator Coadjuvante, condenou a violência em Gaza em uma declaração lida em seu nome.

E você, o que acha da escolha de The Sea como representante de Israel no Oscar? Deixe seu comentário!

Seu apoio é muito importante para nós!

Siga o Rapidinhas do Cinema na sua rede social favorita para ficar ligado nas principais novidades sobre os seus filmes e séries de tv favoritos.

Nossos canais:

Loading Next Post...
Siga nossas redes
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...

Verified by MonsterInsights