O Spotify está limpando sua biblioteca! Mais de 75 milhões de músicas foram removidas da plataforma para proteger artistas e ouvintes de spam e manipulação por IA.
A medida faz parte de uma atualização nas políticas da empresa, focada em impedir o envio de músicas falsas, duplicadas ou artificiais, projetadas para inflar números de streaming e royalties. A plataforma também está bloqueando imitações de vozes de artistas sem autorização. Segundo a Variety, o objetivo é manter a integridade do ecossistema musical e apoiar criadores legítimos.
“O ritmo dos avanços recentes na tecnologia de IA generativa tem sido rápido e, às vezes, inquietante, especialmente para os profissionais da criação”, afirmou o Spotify. A empresa detalhou que, embora a IA possa abrir novas oportunidades criativas, ela também pode ser usada de forma mal-intencionada, prejudicando artistas e enganando ouvintes.
Além disso, o Spotify está colaborando com parceiros da indústria para estabelecer padrões claros de créditos em músicas que envolvam IA, garantindo transparência sobre o papel da tecnologia na criação das faixas.
Deixe nos comentários sua opinião: você acha que essas medidas vão proteger os artistas ou atrapalhar a inovação musical?
Siga o Rapidinhas do Cinema na sua rede social favorita para ficar ligado nas principais novidades sobre os seus filmes e séries de tv favoritos.