Quando pensamos em cenas emblemáticas do cinema, uma das imagens que mais marcam é a de Al Pacino em “Scarface”, diante de uma mesa cheia de “cocaína”. Mas será que os atores estão realmente usando drogas nas filmagens? A resposta é um retumbante “não”. O que você vê nas telonas é resultado de truques e substitutos cuidadosamente escolhidos. Neste post, vamos desvendar como Hollywood cria essas cenas de drogas falsas que parecem tão reais.
O que atores cheiram nas cenas de drogas?
O cinema e a televisão são verdadeiros mestres do “fumaça e espelhos”. No caso da cocaína, por exemplo, as produções recorrem a substâncias como laxante em pó, talco para bebês, lactose em pó, vitamina D e até um açúcar chamado inositol.
No clássico “Scarface”, aquelas pilhas de “cocaína” eram, na verdade, feitas de laxante em pó para bebês. Contudo, esse método não é mais comum hoje em dia, já que alguns atores relataram problemas ao inalar tanto talco. Al Pacino, por exemplo, afirmou que seu aparelho respiratório foi afetado após o filme. Hoje, lactose em pó e vitamina D são alternativas mais seguras, especialmente para atores com intolerância à lactose.
Para cenas onde os atores não precisam cheirar de verdade, adereços como notas de dólar ou canudos revestidos com vaselina ajudam a “colar” o pó nas laterais, evitando a necessidade de inalar a substância.
Como outras drogas são retratadas na tela?
Maconha
Para cenas de maconha, o uso de cigarros de ervas é comum. Elementos como raiz de marshmallow, flor de maracujá e cravo substituem a nicotina e o tabaco. Algumas produções utilizam cannabis com zero THC para obter uma fumaça mais densa, mas sem efeito alucinógeno. Como explicou a atriz Anna Chancellor, simular o ato de fumar pode ser difícil para quem não tem o hábito, mas essa prática minimiza o desconforto dos atores.
Heroína
As cenas envolvendo heroína utilizam misturas de panqueca e cacau em pó ou manitol (um tipo de álcool de açúcar) para dar uma aparência realista. Para simular o aquecimento da droga em uma colher, açúcar mascavo com água ou bicarbonato de sódio imita o efeito da “borbulha”. As agulhas usadas são retráteis e colapsam ao entrar em contato com a pele, criando a ilusão de uma injeção real.
Metanfetamina
Para metanfetamina, as produções recorrem a doces de rocha ou resina tingida para criar o efeito visual de fragmentação de vidro. Esses materiais são seguros e criam uma aparência convincente.
Por que as produções escolhem substitutos?
Além de proteger a saúde dos atores, o uso de substitutos é uma maneira de Hollywood contornar possíveis repercussões legais e garantir que o entretenimento permaneça seguro para todos. Afinal, a magia do cinema está em fazer o irreal parecer real, sem comprometer a integridade de quem está em cena.
Essa “ciência” de substituir drogas reais por alternativas seguras nos filmes mostra a complexidade e o cuidado por trás de cenas icônicas que vemos na tela. Agora, na próxima vez que assistir a uma cena de drogas em seu filme favorito, você sabe que, na realidade, é apenas mais um truque bem executado de Hollywood.
Gostou de descobrir esses truques de Hollywood? Compartilhe suas cenas favoritas de filmes que simulam drogas nos comentários!
Para mais novidades de filmes e séries, siga-nos nas redes sociais:
- Instagram: @rapidinhasdocinema
- TikTok: @rapidinhasdocinema
- YouTube: @rapidinhasdocinema
- Spotify: @rapidinhasdocinema
Acompanhe Rapidinhas do Cinema e fique por dentro das principais atualizações do universo do entretenimento!